Como temos uma demanda menor agora, menos pessoas estão comprando, menos pessoas estão saindo pra ir a restaurantes, hoje tem essa situação de usar máscaras, tem o distanciamento o restaurante não pode lotar, ele precisa manter ali um certo limite, número de pessoas dentro do restaurante e isso, claro, vai trazer pro dono do restaurante, a intenção de subir mais os porque os custos deles continuam o mesmo, só que hoje ele precisa atender menos pessoas e pra atender menos pessoas com o mesmo custo, ele precisa subir o preço do cardápio. 

E isso, naturalmente, já vai as pessoas do restaurante. Além de não ser um programa tão agradável, fica ainda mais caro, né? 

Então, quando você tem uma crise que vários restaurantes fecham, essa escassez, ela acaba sendo compensada por ter um equilíbrio, tem menos restaurante também, aqueles restaurantes que fazem um bom gerenciamento, que conseguem ter uma fluidez de caixa, não estão endividados, conseguem sobreviver e conseguem atender essa demanda reduzida, mas quando o Governo deixando várias empresas abertos, vários restaurantes nesse exemplo aberto, o que acontece? 

Todos os restaurantes vão continuar abertos e a demanda vai desaquecer, vai ficar menor. E com a demanda desaquecendo menor, claro que todos os restaurantes terão problemas financeiros e várias dessas empresas acabaram fechando as portas, mesmo as que estavam disciplinadamente deixando o caixa e fazendo uma boa gestão aí do seu financeiro.

Essa é uma forma que o Estado arruma de punir aqueles que são bons gestores, assim como o Estado também quando interfere na economia, quando o Banco Central imprime moeda e reduz os juros acaba punindo também aquele que poupa pensando no inverno, aquela pessoa que sabe que em algum momento as coisas podem ficar piores, como essa pandemia que tá acontecendo agora, você deve ter investimento você deve ter uma reserva de emergência pra momentos como esse, pra que você não fique sem dinheiro, caso a sua empresa feche, caso você perca o emprego, você precisa ter essa reserva pra circular e se você fez o seu dever de agora, nesse momento, os juros estariam mais altos, né, porque o risco de emprestar dinheiro nesse momento é bastante alto e você colocaria esse dinheiro no banco e prestaria, de repente, até, pro governo, e ganharia aí rendimento pela sua poupança. 

Não, no sistema que estamos atualmente, você precisa investir na bolsa, correr o risco ainda maior, porque a renda fixa não vale nada. E quando tá todo mundo pegando esse dinheiro imigrando pra bolsa, os ativos vão ficando cada vez mais caros. E você acaba tendo que pagar caro por esse investimento, investindo em algumas ações que já estão muito sobre avaliadas no momento. 

Então, é um de interferência no livre mercado que acaba condenando empresas, a economia e você vê o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) nos últimos anos como acontece, né? Uma economia baseada em dívidas, como está acontecendo no mundo atualmente.

Poste um Comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem