Planta Lantana: Conheça a planta que vai encher seu jardim de cor

Image Source: FreeImages‍

Lantana, ou Lanticane, é um gênero de leguminosas nativas das Américas. Nomes comuns incluem pássaro do paraíso, flor de colibri, salva escarlate e tabaco indiano. Na Índia, as lantanas são conhecidas como flores com aroma de hibisco. Este gênero tem aproximadamente 150 espécies e subespécies de plantas que crescem em prados, áreas pantanosas e florestas do sul do Canadá ao norte da Argentina.

Existem 13 espécies endêmicas no Brasil. O nome lantana deriva da palavra holandesa lanthan para pyrus e se refere ao fruto parecido com pêra desta planta. Também é chamada de humbug tree por causa da seiva vermelha que escorre quando cortada ou podada; aparece como uma marca vermelha brilhante no tronco com a idade. Os índios a conhecem como nimbu ka phool ou kheti chholo em Hindi e saman karii em Bengali.

Para que serve a lantana?

A Lantana é utilizada de muitas maneiras, dependendo principalmente das espécies da planta. Algumas espécies de lantana são usadas para fazer remédios, e outras são cultivadas como planta florida por suas belas flores e folhagem. Certas espécies de lantana também são usadas para fazer tinturas. Algumas espécies de lantana são usadas para fazer remédios. As folhas de diferentes espécies de lantana são usadas para fazer remédios que são usados para tratar dores de estômago, diarréia e gripe. Algumas espécies de lantana são usadas para fazer tintura. As espécies de lantana usadas para fazer tintura são L. indica, L. maculata, e L. vespertilio. A planta de lantana é cultivada na Índia e usada para fazer um corante amarelo.

Benefícios da lantana

Há muitos benefícios do lantana, além da beleza e cor que ele oferece no jardim. Estes benefícios fazem da lantana uma grande planta para crescer no jardim. 

Uma Perene - Lantana é uma planta perene, o que significa que não precisará ser replantada a cada ano. 

Uma planta vigorosa - Como todas as plantas de hera, a lantana é uma planta forte e vigorosa que pode facilmente cobrir uma parede ou uma cerca.

Arbustos ou árvores - Há muitos tipos de lantana que podem crescer como arbustos ou árvores no jardim. 

Borda Natural - As vinhas fortes e trepadeiras de lantana fazem uma grande borda no jardim. 

Uma Flor Amarela - Há muitas flores amarelas no jardim, mas a lantana tem uma flor amarela com um centro vermelho que se destaca. 

Mau cheiro - A seiva vermelha da lantana não é prejudicial e é usada em remédios e corantes. Isto faz dela uma planta de floração ideal para crescer no jardim.

Fácil de cultivar - Todas as espécies de lantana são fáceis de cultivar e requerem muito pouca manutenção.

Como cultivar Lantana

A Lantana pode ser cultivada a partir de estacas ou sementes. As sementes levarão mais tempo para germinar, enquanto que as estacas crescerão mais rapidamente. Quando crescem a partir de sementes, as sementes devem ser semeadas em pequenos vasos ou plantios e depois plantadas no solo, ou no solo dos vasos. Os vasos devem ser colocados em uma área fresca e sombreada. Quando crescerem a partir de estacas, as estacas devem ser enraizadas na água em um tanque e depois plantadas no solo. As estacas devem ser colocadas em uma área sombreada que receba luz solar plena durante o dia, enquanto recebem água suficiente durante a noite para manter o solo ligeiramente úmido.

Variedades da Lantana

Lantana comum: A lantana comum é a espécie mais comumente cultivada e é uma planta fácil de cultivar. Tem folhas em forma de lança e é geralmente de cor verde. É uma planta perene que geralmente é cultivada como um arbusto ou uma árvore pequena.

Lantana Indiana: Esta espécie de lantana é semelhante à lantana comum, mas tem flores violetas e floresce perenemente.

Lantana Indiana do Sul: A Lantana Indiana do Sul é uma anã, espalhando espécies de lantana que é comumente cultivada como uma cobertura de solo. Ela cresce a uma altura de cerca de 1 a 2 metros e tem folhas em forma de lança.

Lantana de flor branca: Esta espécie de lantana, também conhecida como tabaco indiano, tem flores brancas com um centro amarelo. É uma planta perene que é amplamente cultivada como uma planta ornamental.

Prós: cultivo da planta de lantana

  • Fácil de cultivar - Todas as espécies de lantana são fáceis de cultivar e requerem muito pouca manutenção.
  • Fronteiras naturais - As vinhas fortes e trepadeiras de lantana fazem uma grande fronteira no jardim.
  • Uma Flor Amarela - Há muitas flores amarelas no jardim, mas a lantana tem uma flor amarela com um centro vermelho que se destaca.
  • Mau cheiro - A seiva vermelha da lantana não é prejudicial e é usada em remédios e corantes. Isto faz dela uma planta de floração ideal para crescer no jardim.
  • Borda Natural - As vinhas fortes e trepadeiras de lantana fazem uma grande borda no jardim.

Conclusão

A Lantana é uma bela planta florida que acrescentará cor e textura a qualquer pátio. As plantas podem ser cultivadas a partir de sementes ou estacas, para que você possa escolher o método que for melhor para você. As espécies de lantana são geralmente fáceis de cultivar e requerem muito pouca manutenção. São plantas excelentes para o cultivo no jardim, e podem ser usadas como uma borda ou como cobertura de solo.

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem